quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Somando e dividindo, alunos gramenses querem multiplicar seus resultados


O alunos de 5ª a 8ª série da Escola Estadual Mariano Gomes ganharão uma ajudinha extra para enfrentarem os desafios da IX edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que esse ano homenageia o artista plástico Candido Portinari. A escola gramense será uma das dezenas de instituições de ensino da Zona da Mata mineira atendidas por um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa.
O projeto de extensão – forma que a universidade utiliza para estender à comunidade os benefícios alcançados com seu ensino e pesquisa – é coordenado pelo Departamento de Matemática da UFV e oferece orientação aos alunos das escolas da rede pública da região que se classificaram para a 2ª fase da OBMEP. Assim, estudantes do Curso de Matemática da UFV, sob orientação de seus professores, visitam as escolas que se inscreveram junto ao projeto para ajudarem a desenvolver as habilidades dos “atletas do raciocínio” dos níveis I (5ª e 6ª séries) e II (7ª e 8ª séries). Contudo, a Mariano Gomes pode se considerar privilegiada: excepcionalmente, graças a um pedido da diretoria, a escola será a única na qual os estudantes que competem no nível III (ensino médio) também receberão auxílio.
Cada escola contemplada pelo projeto terá à sua disposição ao menos um aluno da universidade viçosense, que oferecerá treinamento para os competidores que ainda estão brigando por medalha. Nas visitas semanais que terão início amanhã, 11 de setembro, os estudantes da UFV deverão dar treinos de pelo menos duas horas para os “atletas” de cada um dos níveis da competição. Para tanto, as escolas atendidas apenas devem patrocinar as passagens e o lanche de seus “treinadores”.
Assim, somando o apoio da Mariano Gomes com o conhecimento que os treinadores da UFV dividem com os competidores mirins, a intenção é conseguir multiplicar ainda mais a competitividade dos atletas gramenses, potencializando o que já vem crescendo a cada nova edição da OBMEP.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

dizGrama = bloGrama

Pode dizer, fique à vontade.
Esse espaço é para isso mesmo: para que os filhos legítimos ou afetuosamente adotados por Sant’Antóin do Grama exponham, divulguem, registrem, discutam, divaguem, filosofem, debatam, reflitam, entre outras coisas.
Sobre o quê? Sobre questões referentes à coletividade gramense. Sobre democracia (ou ausência dela), cidadania, consciência e preservação ambiental, educação, cultura, memória histórica, etc.
Criado com esse intuito, este blog servirá (também) como um instrumento de avaliação de desempenho na disciplina Preparação e Revisão de Originais Multimídia, uma das quais estou cursando no 6º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa, sob orientação do professor Carlos D’Andrea.
Alguns desavisados podem até achar que esse blog abordará tais assuntos por mero acaso, apenas para servir à avaliação da disciplina de forma cômoda. No entanto, tenho certeza de que aqueles que, assim como eu, partilham do desejo de contribuir com as questões coletivas de Santo Antônio do Grama, logo perceberão que, na verdade, a disciplina em questão serviu apenas como o empurrãozinho que faltava para dar forma a algo que já pairava no ar: a vontade de estabelecer um canal para a discussão sadia desses assuntos que tanto nos interessam.
Para que possamos obter êxito em construir este espaço de jornalismo colaborativo (também conhecido como jornalismo cidadão, participativo, entre outros) é imprescindível a sua participação, internauta. Na minha opinião, aí está o ponto exato em que o blog, como ferramenta de jornalismo colaborativo, e a democracia, como forma de governo, se complementam: ambos funcionam como um quebra-cabeça, no qual cada um precisa contribuir com suas peças para que possamos construir o todo.
Assim, você pode – e deve – ajudar ativamente na “montagem” do dizGrama e do pensamento democrático e cidadão que este pretende difundir. Divulgue o dizGrama, comente as postagens, responda às enquetes, participe das discussões e, principalmente: envie zé-mails com críticas, sugestões e indicações de publicações. O dizGrama é nosso, ou seja, de todos aqueles que quiserem ajudar a construir este blog e uma nova consciência no nosso adorado Grama. Porém, antes de continuar me sinto na obrigação de esclarecer alguns critérios que serão observados para qualquer publicação neste blog.
Como trataremos de temas relacionados à esfera pública, até mesmo pela natureza dos assuntos, é de se esperar que em determinados momentos as discussões tomem caminhos que as levem de encontro a questões ligadas à política de uma forma geral. Infelizmente sabemos que no nosso Grama não é raro que assuntos referentes à política sejam tratados de forma pouco sadia e nada respeitosa. Assim sendo, não poderei me dar ao luxo de permitir que sejam feitas postagens e comentários de forma livre e indiscriminada no dizGrama, pois, como administrador do blog, sou eu quem respondo legalmente por qualquer coisa que seja publicado aqui.
Entretanto, assumo e registro aqui o compromisso de fazer adaptações em textos e/ou comentários enviados apenas quando for estritamente necessário, ou seja, quando contiverem algum tipo de ofensa à honra ou à moral.
Dito isso, dizGrama!
 
BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites Add to Technorati Favorites Add to Technorati Favorites