segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Semana Global do Empreendedorismo


Como diria minha mãe, parafraseando minha vó:

“Quem quer faz; quem não quer manda fazer.”



Teve início hoje e vai até sexta-feira, dia 23, a Semana Global do Empreendedorismo. Considerada o maior movimento em prol do empreendedorismo do mundo, e o primeiro em escala global, no Brasil a Semana é apenas uma das realizações da campanha nacional Bota pra Fazer, que ocorre durante todo o ano. De acordo com a página que a campanha mantém na internet, a Bota pra Fazer “tem como objetivo despertar a atitude empreendedora que existe em cada pessoa”.
Empreendedorismo, empreendedor, atitude empreendedora... Mas afinal, que raios é isso?
Não sabe?! Não se preocupe, pois nem mesmo a maioria dos dicionários que estão em circulação por aí não trazem esses termos, considerados palavras modernas. Mas com certeza todos os “pai-dos-burros” – como são injustamente conhecidos os dicionários – trazem uma outra palavrinha que ajuda a desvendar o mistério: empreender.

empreender. Decidir-se a praticar, propor-se, tentar (ação laboriosa ou difícil); pôr em execução.

Ou seja, entenda como quiser: botar pra fazer, arregaçar as mangas, pôr a mão na massa, selar o burro... e por aí vai.
Em outras palavras, a intenção da campanha nada mais é do que convencer as pessoas que elas podem, é só acreditar. Certo?
Errado. Ao contrário do que se escuta repetidamente por aí, não é só acreditar. De nada adianta acreditar e não se mexer. Simplesmente acreditar não faz nada acontecer. Apenas alimenta o ânimo para para que nos mexemos e façamos as coisas acontecerem.
Empreender é acreditar que é possível e suar a camisa para fazer com que outras pessoas também acreditem em seus próprios potenciais para modificar o mundo à sua volta e fazer as idéias virarem realidade. É como a própria campanha diz: “Afinal, grandes invenções começaram de uma simples idéia”.
Tá certo. Mas e o que tudo isso tem a ver comigo, com você ou com o Grama?
Qualquer um de nós que se empenhe – com atitudes, força do pensamento não vale! – para fazer algo se realizar, acontecer, está empreendendo algo. Seja na sua atividade profissional, na sua rua, na sua escola, na sua igreja, no seu time de futebol. Acreditou que era possível e pôs a mão na massa – ou pelo menos ajudou alguém a pôr ? Seja bem vindo, você é um empreendedor.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br Add to Technorati Favorites Add to Technorati Favorites Add to Technorati Favorites